A MINI, fabricante britânica atualmente controlada pelo grupo BMW, anunciou em julho o seu retorno ao Campeonato Mundial de Rali na temporada 2011, após 40 anos longe da categoria. E o modelo que representará a marca na competição foi revelado nesta quinta-feira (30), durante a prévia de imprensa do Salão do Automóvel de Paris.
Trata-se de um Countryman, modelo lançado na Europa em março deste ano e que deve desembarcar no mercado brasileiro no mês que vem, após sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo.
O Countryman é o primeiro utilitário esportivo da MINI e vem equipado com um motor de quatro cilindros e 16V, 1.6 litro, aspirado, a gasolina, de 122 cv de potência. Na versão S, o mesmo bloco 1.6 é sobrealimentado por um turbocompressor e entrega 184 cv. No caso do Countryman que disputará o World Rally Championship (WRC), o motor sofreu modificações empreendidas pela Motorsport, a divisão esportiva da BMW. No entanto, os números de desempenho não foram revelados.
A aparência do Countryman WRC foi modificada ao extremo e conta com vários itens específicos e voltados para a competição fora de estrada. A começar pelo conjunto de quatro faróis instalados na ponta do capô. A carroceria exibe ainda spoilers pintados de preto e que adornam o carro desde o para-choque dianteiro, nas laterais - sob as portas - e atrás - este inclusive com encaixes para duas saídas de escapamento cromadas. As caixas de roda também contam com protetores na cor preta e um avantajado aerofólio adorna a parte posterior do carro, logo acima da tampa do porta-malas.
A carroceria também foi decorada com pintura quadriculada e teto na cor branca. A tampa que cobre o motor, por sua vez, ostenta duas aberturas protegidas por uma tela metálica, cuja finalidade é melhorar a refrigeração no compartimento. De acordo com a MINI, o Coutryman será pilotado pelo britânico Kris Meeke, que participará de seis das 13 etapas do Mundial do ano que vem. "O Salão de Paris é o palco perfeito para o lançamento do nosso MINI WRC. A resposta ao anúncio de que a MINI vai voltar ao mundo dos ralis no próximo ano foi muito positivo. O Campeonato Mundial de Rali é o auge do automobilismo, e é a plataforma perfeita para demonstrar o espírito competitivo da nossa marca", declarou Ian Robertson, integrante do Conselho Administrativo da BMW e diretor de Vendas e Marketing da fabricante alemã. Segundo ele, o desenvolvimento do carro está dentro do previsto e os preparativos para a competição estão em dia com o cronograma.
(Obs. Tá na minha wishlist!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário