terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Porque pneus dos aviões são enchidos com nitrogênio?



Por que os pneus dos aviões são enchidos com nitrogênio?

Durante a aterrissagem os pneus de um avião esquentam muito, daí porque são enchidos com nitrogênio.
O nitrogênio ajuda a evitar explosões. Quando o avião toca o chão, os freios são acionados para fazer a imensa máquina parar e os pneus esquentam muito. Chegam a 80 graus Célsius. Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contato com o oxigênio, poderiam explodir, explica o engenheiro de manutenção Alexandre Fleischhauer, da Varig.

O ar comprimido, rico em oxigênio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases liberados, escolheu-se o nitrogênio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogênio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).

Ainda assim, acidentes podem acontecer, como os pneus das fotos, onde um avião pertencente à companhia aérea Eva Air, de Taiwan, teve três pneus dos trens de pouso estourados durante a aterrissagem no Aeroporto Internacional de Taipei, em Taiwan, em setembro desse ano.


Fonte: Revista Super Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário