A história do piloto russo Michail Gavrilov, desaparecido em 1942, encontrado intacto em um pântano russo 68 anos depois impressiona.
Em Abril 1942 o Tenente russo Michail Gavrilov já era um piloto experiente. Havia participado de várias missões com seu IL-2, e abatido várias aeronaves alemãs. Condecorado por bravura em batalhas aéreas, tinha apenas 26 anos de idade, casado e com 1 filho.
As aeronaves Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos são consideradas as que tiveram participação mais decisiva na Segunda Guerra Mundial, sendo cruciais para conter os avanços alemães no front soviético. Durante a Segunda Guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2, tornando-o o modelo de avião de guerra mais produzido da história. Sua cabine não era blindada, o que ressaltava ainda mais a coragem e heroísmo de seus ocupantes.
E aquele 30 de Abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2 e seus corajosos pilotos, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9.
Porém, uma destas perdas permaneceu envolta em mistério durante décadas. O IL-2 de Gavrilov, após reportar uma situação de ataque a um acampamento inimigo na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu. Os restos da aeronave nunca foram encontrados. Teria sido o avião capturado ? Teria Gavrilov desertado ?
Em Abril de 2010, um grupo de militar de sondagem que trabalhava na região encontrou um caça russo "enterrado" em um pântano, e após vários dias de escavação esclareceu mais um fragmento da História da Segunda Guerra Mundial: O IL-2 de Gavrilov e seus restos mortais, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.
O Tenente Gavrilov ainda vestia sua Farda, Capacete e Botas de batalha, mas não estava com sua Identificação, Arma, Pára-quedas e nem Relógio, o que significa que o avião foi encontrado logo após abatido e saqueado.
A identificação do Tenente foi feita pelo Código do avião, Número de Série do motor e pelo fato de estar ocupando a cabine do piloto da aeronave.
Hoje supõe-se que ao atacar o acampamento inimigo, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria anti-aérea, obrigando-o a fazer um pouso forçado.
A resposta se Gavrilov morreu durante o pouso ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Um triste fim para um importante membro da mais corajosa equipe de pilotos da Segunda Guerra.
O caso de Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado em sua aeronave durante sondagens de uma empresa de Topografia.
Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isto os corpos são naturalmente "mumificados", permanecendo intactos durante centenas de anos.
Veja as fotos do piloto e de onde foi retirado do fundo do pântano 65 anos após o acidente que o vitimou.
Mapa da Região de Demyansk, local do desaparecimento de Gavrilov: Exibir mapa ampliado
(Colaboração do Stenio, que enviou a matéria via e-mail, sem citação de fonte, a qual, segundo leitores é o Rio Blog.)
Muito legal.
ResponderExcluiro0 Muitu BACANA o MALUKO fik desaparecido, Morre, Q LOL' VOOC Presta atenção Noob'
ResponderExcluira descoberta deve ter sido muito emocionante!
ResponderExcluiro pior é que morreu por nada e deixou filho e mulher.
ResponderExcluirPutz imagina pra familia desse cara! Que viagem.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirMuito INteressante, parabéns pela matéria, bem completa.
Abraços!
Ele parece não ter mais os pés o.O
ResponderExcluirPercebe-se o profundo conhecimento do autor do texto sobre a aeronave e suas características...O IL2 era um genuíno avião de ataque terrestre, extremamente bem blindado, inclusive o cockpit do piloto... Abater aeronaves inimigas com um avião de ataque terrestre, porra a história não é um conto de Dostoievsky, não precisa florear a história e nem escrever tanta merda, o fato de acharem o avião enterrado no pântano, já é suficiente....
ResponderExcluirMais uma vez um monte de besteiras em um texto interessante.
Valeu mais um heroi da URSS !!!!
ResponderExcluirhonra e gloria aqueles que combateram o nazismo e deram suas vidas para destroir essa praga
Olá Porcelli, realmente escrevi este post em Novembro de 2010, cuja pesquisa foi baseada em algumas informações e fotos fotos que encontrei no site ENGLISHRUSSIA.COM. Segue o link pro post original. http://the-rioblog.blogspot.com/2010/11/historia-do-piloto-russo-michail.html
ResponderExcluirpiloto q é bom ninguém vê
ResponderExcluirO IL2 foi o avião de combate mais fabricado de todos os tempos. A principio, como acertadamente comentado, era um avião de combate terrestre (especializado em abater tanques), blindado. Porém, o que não foi escrito é que durante a guerra foram feitos vários modelos para economizar combustível e outros usos. Foram feitas versões com blindagem de apenas 15%, e também versões para combate ar-ar, com armamentos diferentes. Portanto, a idéia de uma blindagem falha e abate de outros aviões não é necessariamente inverídica.
ResponderExcluirFantástico!!! a segunda guerra mundial ainda nos trazendo surpresas, após 68 anos este herói que combateu o nazismo poderá ser sepultado com honra.
ResponderExcluir" Com toda certeza um guerreiro valente com alma de infante, comandava este avião.... que seja honrrado e receba seus méritos por combater a escória da sociedade que é o preconceito... porque o nazismo, nada mais é que puro preconceito de raças e cor...
ResponderExcluiròtima mátéria!!!
Infa Brasil!!!!