segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Piloto russo encontrado mumificado



A história do piloto russo Michail Gavrilov, desaparecido em 1942, encontrado intacto em um pântano russo 68 anos depois impressiona.


Em Abril 1942 o Tenente russo Michail Gavrilov já era um piloto experiente. Havia participado de várias missões com seu IL-2, e abatido várias aeronaves alemãs. Condecorado por bravura em batalhas aéreas, tinha apenas 26 anos de idade, casado e com 1 filho.

As aeronaves Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos são consideradas as que tiveram participação mais decisiva na Segunda Guerra Mundial, sendo cruciais para conter os avanços alemães no front soviético. Durante a Segunda Guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2, tornando-o o modelo de avião de guerra mais produzido da história. Sua cabine não era blindada, o que ressaltava ainda mais a coragem e heroísmo de seus ocupantes.

E aquele 30 de Abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2 e seus corajosos pilotos, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9.

Porém, uma destas perdas permaneceu envolta em mistério durante décadas. O IL-2 de Gavrilov, após reportar uma situação de ataque a um acampamento inimigo na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu. Os restos da aeronave nunca foram encontrados. Teria sido o avião capturado ? Teria Gavrilov desertado ?

Em Abril de 2010, um grupo de militar de sondagem que trabalhava na região encontrou um caça russo "enterrado" em um pântano, e após vários dias de escavação esclareceu mais um fragmento da História da Segunda Guerra Mundial: O IL-2 de Gavrilov e seus restos mortais, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.




O Tenente Gavrilov ainda vestia sua Farda, Capacete e Botas de batalha, mas não estava com sua Identificação, Arma, Pára-quedas e nem Relógio, o que significa que o avião foi encontrado logo após abatido e saqueado.

A identificação do Tenente foi feita pelo Código do avião, Número de Série do motor e pelo fato de estar ocupando a cabine do piloto da aeronave.

Hoje supõe-se que ao atacar o acampamento inimigo, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria anti-aérea, obrigando-o a fazer um pouso forçado.

A resposta se Gavrilov morreu durante o pouso ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Um triste fim para um importante membro da mais corajosa equipe de pilotos da Segunda Guerra.

O caso de Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado em sua aeronave durante sondagens de uma empresa de Topografia.
Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isto os corpos são naturalmente "mumificados", permanecendo intactos durante centenas de anos.

Veja as fotos do piloto e de onde foi retirado do fundo do pântano 65 anos após o acidente que o vitimou.
































Mapa da Região de Demyansk, local do desaparecimento de Gavrilov: Exibir mapa ampliado

(Colaboração do Stenio, que enviou a matéria via e-mail, sem citação de fonte, a qual, segundo leitores é o Rio Blog.)

14 comentários:

  1. o0 Muitu BACANA o MALUKO fik desaparecido, Morre, Q LOL' VOOC Presta atenção Noob'

    ResponderExcluir
  2. a descoberta deve ter sido muito emocionante!

    ResponderExcluir
  3. o pior é que morreu por nada e deixou filho e mulher.

    ResponderExcluir
  4. Putz imagina pra familia desse cara! Que viagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Muito INteressante, parabéns pela matéria, bem completa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ele parece não ter mais os pés o.O

    ResponderExcluir
  7. Percebe-se o profundo conhecimento do autor do texto sobre a aeronave e suas características...O IL2 era um genuíno avião de ataque terrestre, extremamente bem blindado, inclusive o cockpit do piloto... Abater aeronaves inimigas com um avião de ataque terrestre, porra a história não é um conto de Dostoievsky, não precisa florear a história e nem escrever tanta merda, o fato de acharem o avião enterrado no pântano, já é suficiente....
    Mais uma vez um monte de besteiras em um texto interessante.

    ResponderExcluir
  8. Valeu mais um heroi da URSS !!!!

    honra e gloria aqueles que combateram o nazismo e deram suas vidas para destroir essa praga

    ResponderExcluir
  9. Olá Porcelli, realmente escrevi este post em Novembro de 2010, cuja pesquisa foi baseada em algumas informações e fotos fotos que encontrei no site ENGLISHRUSSIA.COM. Segue o link pro post original. http://the-rioblog.blogspot.com/2010/11/historia-do-piloto-russo-michail.html

    ResponderExcluir
  10. piloto q é bom ninguém vê

    ResponderExcluir
  11. O IL2 foi o avião de combate mais fabricado de todos os tempos. A principio, como acertadamente comentado, era um avião de combate terrestre (especializado em abater tanques), blindado. Porém, o que não foi escrito é que durante a guerra foram feitos vários modelos para economizar combustível e outros usos. Foram feitas versões com blindagem de apenas 15%, e também versões para combate ar-ar, com armamentos diferentes. Portanto, a idéia de uma blindagem falha e abate de outros aviões não é necessariamente inverídica.

    ResponderExcluir
  12. Fantástico!!! a segunda guerra mundial ainda nos trazendo surpresas, após 68 anos este herói que combateu o nazismo poderá ser sepultado com honra.

    ResponderExcluir
  13. " Com toda certeza um guerreiro valente com alma de infante, comandava este avião.... que seja honrrado e receba seus méritos por combater a escória da sociedade que é o preconceito... porque o nazismo, nada mais é que puro preconceito de raças e cor...
    òtima mátéria!!!
    Infa Brasil!!!!

    ResponderExcluir