sábado, 9 de abril de 2011

Avião nazista é encontrado intacto sob o mar


Uma expedição conduzida pela instituição que administra o porto de Londres, na Inglaterra, descobriu que um avião bombardeiro nazista que caiu no mar em 1940, na costa de Kent, sudeste do país, continua intacto após 70 anos, mesmo a 15 metros de profundidade.

Conhecido como o ‘Lápis Voador’, o Dornier 17 foi projetado em 1934 com um avião de passageiros, e só foi convertido em um bombardeiro com o início da Segunda Guerra Mundial. Cerca de 1.700 unidades foram construídas.

Acredita-se que o avião sob o mar da Inglaterra seja o último ainda existente. O Museu da Real Força Área Britânica de Hendon, em Londres, mantido pelo Ministério da Defesa, quer levantar fundos para resgatar o avião e colocá-lo em exposição.

O encarregado pelas coleções do museu, Ian Thirsk, disse que o avião “é uma das descobertas aeronáuticas mais importantes do século.” O Donier 17 foi intensamente usado nos ataques alemães sobre as cidades inglesas no verão de 1940, que depois ficaram conhecidos como Batalha da Grã-Bretanha.

O exemplar encontrado nos bancos de areia de Kent foi alvejado e obrigado a fazer um pouso de emergência no mar, no dia 26 de agosto de 1940. Dos seus quatro tripulantes, dois morreram e dois — incluindo o piloto — foram presos. Segundo imagens captadas por um sonar e liberadas pela instituição, o avião não sofreu danos na queda, a não ser pelo cockpit e pelas janelas de observação quebradas.

Uma das razões apontadas para a longevidade do avião é o fato dele ser constituído de uma peça única, feita de alumínio, resistente à corrosão provocada pelas águas marinhas. A maior ameaça é a sua localização. A região é visitada por mergulhadores ocasionais que buscam relíquias históricas.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário