sexta-feira, 23 de julho de 2010

UAS Zephyr pousará após duas semanas no ar



O Zephyr, um Sistema Aéreo Não-Tripulado (UAS) movido a energia solar para grandes altitudes e longos períodos em voo (HALE), pousará após duas semanas no ar.



O Zephyr foi lançado no dia 9 de julho na Área de Provas Yuma do U.S. Army, no Arizona, e permaneceu em voo desde então, quebrando uma quantidade de recordes de desempenho e altitude. Um membro da FAI (Federation Aeronautique Internationale), a federação mundial de esportes aéreos, vem monitorando o progress e está pronta para confirmar os números dos novos recordes mundiais incluindo um que quadruplica o próprio recorde não oficial do Zephyr pelo voo não tripulado de maior duração (82 horas e 37 minutos feito em 2008) e um que ultrapassa o atual recorde mundial oficial do voo de um sistema aéreo não tripulado de maior duração (feito em 30 horas e 24 minutos por um Northrop Grumman RQ-4A Global Hawk no dia 22 de março de 2001). O Zephyr também terá voado numa distância maior que qualquer outra aeronave tendo passado com sobra o recorde da aeronave Voyager, de Burt Rutan, de nove dias, três minutos e 44 segundos feito em dezembro de 1986.

“O Zephyr é o primeiro do mundo e apenas uma aeronave persistente,” disse Neville Salkeld, Diretor de Projeto do Grupo de Soluções de Tecnologia da QinetiQ UK. “Nós provamos que essa incrível aeronave é capaz de oferecer um custo eficiente, e possui uma capacidade de vigilância e comunicações permanentes medidas em termos de semanas, senão em meses.”

Lançado com as mãos, a aeronave voa de dia com os paineis solares, os quais também carregam baterias de lithium-sulfúrico utilizadas para gerar energia para o voo noturno. O Zephyr tem uma envergadura de 22,5m e um peso de apenas 50Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário