Trovão Azul, um filme de 1983 que mostrava as peripécias de um helicóptero de alta tecnologia e com visual Stealth.
O filme foi dirigido por John Badham e estrelado por Roy Scheider(Tubarão). Na trama, Frank Murphy (Scheider), um piloto da Polícia de Los Angeles e veterano do Vietnam com sérios problemas familiares e psicológicos causados pelos traumas da guerra, é selecionado como piloto do “mais avançado helicóptero do mundo”.
O Trovão Azul era essencialmente uma aeronave militar adaptada para ser usada pela polícia. A máquina era equipada com todos os artifícios tecnológicos que a ficção da época podia elaborar, um canhão Gatling de seis canos no nariz comandado por um sistema de mira e controle de fogo Harrison montado no capacete do piloto (tecnologia real e presente nos helicópteros de combate da época), turbinas com potência suficiente para fazer a nave dar loopings no ar, tecnologia Stealth que permitia à nave voar sem ser detectada e outras “inovações” como dispositivo para vôo silencioso, poderosos microfones e câmeras com zoom para xeretar a vida alheia, scanners infravermelho e aparatos de comunicação avançados. Tudo isso destinado a ser usado como arma contra o crime em Los Angeles.
O helicóptero usado no filme era um Aeropatiale SA-341G Gazelle, modificado com um canopy estilo Apache. Dois helicópteros foram comprados pela Columbia Pictures e voaram para o Cinema Air em Carlsbad (um era mantido no solo como reserva para as filmagens), onde foi pesadamente modificado para o filme pela Hughes.
As alterações deixaram o helicóptero tão pesado que vários truques de câmera e miniaturas tiveram que ser usados para dar a ilusão de que a nave era ágil no filme. O Gazelle nunca fora projetado para voar com tal peso adicional.
Na cena final por exemplo, onde o Trovão Azul realiza um looping espetacular, foi usado um modelo rádio-controlado. O Gazelle real nunca seria capaz de tal manobra. De fato, o primeiro helicóptero a realizar um looping completo de 360 graus foi o AH-64 Apache.
Em 1984 a ABC produziu uma série de TV baseada no filme e que também chegou a passar no Brasil, nela um time especial da polícia usava o Trovão Azul para enfrentar o crime. O helicóptero reserva, bem como muitas cenas do filme original foram usados na série. Apenas 11 episódios de 60 minutos cada foram produzidos. A série foi cancelada devido à concorrência com outro helicóptero, o Águia de Fogo da CBS. Outra causa para o cancelamento foi o fato de a série Trovão Azul ter estreado no mesmo horário da famosa série de TV Dallas da CBS.
Ganhei de Natal um trovão azul de brinquedo muito fiel ao original. Pena que eu quebrei senão teria guardado até hoje. E adorei o filme na época...
ResponderExcluirJóia de matéria!
ResponderExcluirOne
Adorava esse seriado!!!! Não perdia um capítulo!!!!! Adorava tmbm a Moto Lazer e super máquina!!! Bons tempos!!!!
ResponderExcluirSaudade dos anos 80, tempo que a criatividade ainda existia na tv e cinema!
ResponderExcluirQue dó dele sucateado no fim... :-(
ResponderExcluir