domingo, 7 de novembro de 2010

Trovão azul! Lembra?



Trovão Azul, um filme de 1983 que mostrava as peripécias de um helicóptero de alta tecnologia e com visual Stealth.

O filme foi dirigido por John Badham e estrelado por Roy Scheider(Tubarão). Na trama, Frank Murphy (Scheider), um piloto da Polícia de Los Angeles e veterano do Vietnam com sérios problemas familiares e psicológicos causados pelos traumas da guerra, é selecionado como piloto do “mais avançado helicóptero do mundo”.

O Trovão Azul era essencialmente uma aeronave militar adaptada para ser usada pela polícia. A máquina era equipada com todos os artifícios tecnológicos que a ficção da época podia elaborar, um canhão Gatling de seis canos no nariz comandado por um sistema de mira e controle de fogo Harrison montado no capacete do piloto (tecnologia real e presente nos helicópteros de combate da época), turbinas com potência suficiente para fazer a nave dar loopings no ar, tecnologia Stealth que permitia à nave voar sem ser detectada e outras “inovações” como dispositivo para vôo silencioso, poderosos microfones e câmeras com zoom para xeretar a vida alheia, scanners infravermelho e aparatos de comunicação avançados. Tudo isso destinado a ser usado como arma contra o crime em Los Angeles.



O helicóptero usado no filme era um Aeropatiale SA-341G Gazelle, modificado com um canopy estilo Apache. Dois helicópteros foram comprados pela Columbia Pictures e voaram para o Cinema Air em Carlsbad (um era mantido no solo como reserva para as filmagens), onde foi pesadamente modificado para o filme pela Hughes.

As alterações deixaram o helicóptero tão pesado que vários truques de câmera e miniaturas tiveram que ser usados para dar a ilusão de que a nave era ágil no filme. O Gazelle nunca fora projetado para voar com tal peso adicional.

Na cena final por exemplo, onde o Trovão Azul realiza um looping espetacular, foi usado um modelo rádio-controlado. O Gazelle real nunca seria capaz de tal manobra. De fato, o primeiro helicóptero a realizar um looping completo de 360 graus foi o AH-64 Apache.







Em 1984 a ABC produziu uma série de TV baseada no filme e que também chegou a passar no Brasil, nela um time especial da polícia usava o Trovão Azul para enfrentar o crime. O helicóptero reserva, bem como muitas cenas do filme original foram usados na série. Apenas 11 episódios de 60 minutos cada foram produzidos. A série foi cancelada devido à concorrência com outro helicóptero, o Águia de Fogo da CBS. Outra causa para o cancelamento foi o fato de a série Trovão Azul ter estreado no mesmo horário da famosa série de TV Dallas da CBS.




5 comentários:

  1. Ganhei de Natal um trovão azul de brinquedo muito fiel ao original. Pena que eu quebrei senão teria guardado até hoje. E adorei o filme na época...

    ResponderExcluir
  2. Adorava esse seriado!!!! Não perdia um capítulo!!!!! Adorava tmbm a Moto Lazer e super máquina!!! Bons tempos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Saudade dos anos 80, tempo que a criatividade ainda existia na tv e cinema!

    ResponderExcluir
  4. Que dó dele sucateado no fim... :-(

    ResponderExcluir