quarta-feira, 16 de junho de 2010

Radio valvulado



Já pensou usar um radiocontrole VALVULADO! Isso mesmo, o equipamento funciona (porque embora ninguém ainda tenha ousado colocá-lo num modelo) está em perfeitas condições, uma vez que jamais foi instalado!



Trata-se de um equipamento da marca Graupner adquirido em 1957 na loja de Hermann Kurtz em Sttutgart - Alemanha.
Como os RC atuais, esse modelo da Graupner é composto de um transmissor, um receptor e um "cinemático" (equivalente aos atuais servos ).
O transmissor é montado numa caixa de 12,5 x 22,5 x 9,5 cm e pesa 1,4Kgr - sem as baterias!!! Duas de 7,5 volts e mais uma de 1,5 volt para alimentar o filamento da válvula tranmissora.

O receptor.

O receptor tem duas válvulas DL92 e uma DM 70. É alimentado por duas baterias de 3,0v em série e outra de 1,5 volt somente para os filamentos das
válvulas. O acionamento dos comandos é feito através de pulsos produzidos pelo transmissor, cuja duração longa ou curta, determinam qual dispositivo será acionado no modelo.
No caso do Caetano o modelo dele é um barco cujos comandos acionam o leme e o motor. Os pulsos longos (tempo maior apertando obotão do transmissor) comandam a direção do modelo e pulsos curtos atuam no motor (prá frente - parado - para traz).
Devido a esse sistema de controle esses rádios eram conhecidos, por motivoc óbvios, como "Pic-Pic".
O transmissor custou na época DM 158,00 (marcos alemães); o receptor DM 72,70 e "cinemático" ou Kinematic como era chamado DM 17,20.

O servo.



Surrupiado do site MANORC.

Postado por sugestão do Rodrigo, via e-mail.



Nenhum comentário:

Postar um comentário