Para quem gostou do post do MiG, vejamos ai uma versão navalizada, o MiG-29K, avião de combate embarcado. Esse é um modelo em produção para a Marinha da Índia, pronto para operar a bordo do NAe Vikramaditya, possuindo uma arquitetura de aviônica aberta, podendo utilizar equipamentos russos ou ocidentais, de acordo com a escolha do cliente.
O fabricante alega que o MiG-29K pode realizar 90% de suas missões decolando de um convôo dotado de ski-jump com um vento relativo de apenas 10 nós (18km/h)! Ou seja, o MiG-29K dispensa as complicadas e dispendiosas catapultas a vapor.
O peso normal de operação do MiG-29K é de 18.500kg e o máximo é de 22.400kg, ou seja, muito parecido com o F/A-18 Hornet.
O leque de armas que o MiG-29K pode levar é imenso, desde mísseis ar-ar WVR e BVR, bombas e foguetes ar-superfície e mísseis ar-mar de longo alcance, num total de 5.500kg por missão.
A Marinha brasileira poderia considerar a compra de um jato desses, principalmente considerando que esse caça foi projetado originalmente para superar em manobrabilidade o F-15, o F-16 e o F-18.
Sem dúvida, uma bela máquina!
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