sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rocket Racers: a “NASCAR no céu”



Finalmente o público pôde sentir o gostinho de ver a Rocket Racing League. Durante um show aéreo em Tulsa, Oklahoma, dois dos “jatos corredores” decolaram para uma mini competição, com suas línguas de fogo e as barulhentas passagens com seus homebuilts equipados com foguetes.

Os pilotos demonstraram uma impressionante capacidade com as aeronaves leves feitas de material composto, com potentes turbinas movidas a oxigênio líquido.

Alguns chamaram isso de “NASCAR no céu”, uma mistura de Nascar com corridas de pods no estilo Star Wars, mas os Rocket Racers irão mesmo é competir contra o relógio. O trajeto gerado pelo computador será mostrado nos HUD (displays montados sob o painel) que permitirão que os pilotos vejam o curso que devem seguir a partir do cockpit, uma visão que é mostrada no vídeo como uma série de quadrados criando um caminho a ser seguido.

O conceito é similar a uma aerovia no céu, que foi desenvolvida como um auxílio de navegação para pilotos normais, não corredores. Parece muito com um jogo de videogame, onde o piloto deve voar através de um caminho mostrado na tela, mas nesse caso, com uma turbina na cauda do avião, que pode ser ouvido a quilômetros de distância.



As aeronaves reais Rocket Racers são derivadas de uma aeronave desenvolvida pelo fabricante de homebuilts (aeronaves feitas em casa e vendidas em kit) Velocity Aircraft.

A aeronave de quatro lugares possui um design no formato canard derivado do avião originalmente projetado e desenvolvido pelo legendário engenheiro aeroespacial Burt Rutan. No futuro, os organizadores da corrida esperam desenvolver novos modelos de Rocket Racers que poderão ser feitos por desenvolvedores de aeronaves esportivas.


Link

Não deixe de ver: Aero carro, dirigir e voar num só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário